Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Disciplina "Tecnologias e Mídias Educativas"
Atividade 12 - Demanda de um serviço para desenvolvimento de recursos educacionais

Introdução

Esta atividade apresenta uma resposta para uma solicitação de serviço recebida de uma escola. O serviço consiste no desenvolvimento de um conjunto de recursos educacionais abertos que será empregado no processo de desenvolvimento de pessoal que atua na criação de cursos a distância. Este post apresenta um vídeo e um conjunto de imagens relacionados com o tema "Evolução da WEB, o qual foi selecionado dentre a lista de 10 temas disponíveis. Três questões foram criadas com base no vídeo escolhido, o qual apresenta a história da internet no Brasil. Para cada uma das questões é apresentado um arquivo com o trecho específico do vídeo que tem a resposta para a questão.

Tema selecionado: "Evolução da WEB"


RECURSO A - Vídeo com questões

Este recurso consiste em um vídeo sobre o tema "Evolução da WEB" e um conjunto de três questões elaboradas sobre seu conteúdo. Cada uma das questões está associada a um trecho do vídeo e a duas imagens. Uma resposta textual também é apresentada para cada questão.

O recurso foi desenvolvido com o uso das ferramentas Youtube e Picasa. O vídeo foi selecionado a partir de uma busca no próprio Youtube. Os três trechos recortados do vídeo original estão também hospedados no Youtube. A pesquisa para selecionar as imagens foi realizada no Google Images. As tabelas usadas na postagens foram criadas no Microsoft Word e então compiadas para a postagem.

O vídeo escolhido apresenta uma breve história da Internet no Brasil.
Link para vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=GfkqqNDQZyI



Questões baseadas no vídeo


1) Quando a Internet surgiu no Brasil e quem foram os precursores?

O trecho do vídeo que apresenta a resposta para a questão está hospedado no Youtube, no segundo endereço: http://www.youtube.com/watch?v=i6a2vKx2HYM

Duas imagens foram selecionadas para esta questão, disponíveis nos seguintes endereços:
http://www.pletax.com/wp-content/uploads/2009/02/radarnetworkstowardsawebos-300x191.jpg
http://www.nanquimaoquadrado.com/blog/images/quadrinhos/nanquimaoquadrado019.png

A primeira imagem apresenta um gráfico que ilustra a evolução da Internet por meio de suas ferramentas (ou recursos). O ponto central desta imagem é o destaque para o período "PC Era" que vai de 1980 a 1990, no final do qual a Internet chegou no Brasil. A imagem ilustra ainda o quão rápido e intenso tem sido a evolução da Internet.

A segunda imagem ilustra de maneira descontraída a evolução da Internet, sob a forma de uma tira (quadrinhos) com três momentos. No primeiro é destacado o ano de 1997, no segundo 2007 e  no terceiro 2032. Observa-se ao longo dos três momentos que a evolução tem sido grande e que promete se intensificar.

2) O que é o IP de um computador?

Trecho do vídeo que apresenta a resposta para a questão:
http://www.youtube.com/watch?v=FK1jK_t0_Qk

Duas imagens foram selecionadas para esta questão, disponíveis nos seguintes endereços:
http://blogs.oucs.ox.ac.uk/listeningforimpact/files/2010/11/Blog-Diagrams.005-1024x640.png
http://www.logixal.co.uk/wp-content/uploads/2011/10/img32_03.jpg

A primeira imagem ilustra a conexão entre computadores, roteadores e provedores de Internet. Esta é uma imagem mais técnica, que tem como objetivo demonstrar que o endereço IP identifica os computadores na Internet.

Na segunda imagem é ilustrado que há agora diferente tipos de equipamentos conectados à Internet,  como computadores, notebooks, tablets, telefones celulares e outros. Destaca-se ainda nesta imagem a ideia da nuvem, para ilustrar que atualmente utiliza-se a expressão "computação nas nuvens" para nos referirmos à parte da rede que não precisamos mais saber onde de fato está localizada.

3) O que é www?

Trecho do vídeo que apresenta a resposta para a questão:
http://www.youtube.com/watch?v=33jNmmZHBRM

Duas imagens foram selecionadas para esta questão, disponíveis nos seguintes endereços:
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjUS_nD1FczPqvty1R_9JFWVLAN2k10e6E6BmWQQroSyEU4tGsIibP55YjdPCLDMSqCEoKNq7Yzhh16iuq-vDyZNc02O1QiYMxM1XrFwCwhDnFuJQq5UBYmu6kZEIO8v5pr-X-uuOVSYUY/s400/web-evolution.jpg
http://www.hiperbytes.com.br/wp-content/uploads/2011/06/evolucao-da-web.png

A primeira imagem ilustra a evolução da web em três fases: web 1.0, web 2.0 e Semantic Web. A imagem destaca que a interação entre os usuários evoluiu muito na web 2.0 e que estamos entrando na chamada semantic web. O objetivo desta nova etapa é a evolução da atual web para que os usuários possam encontrar, colaborar e combinar informações de forma mais fácil.

A segunda imagem é parecdida com a primeira, pois também apresenta as três fases da evolução da web. Nesta figura é apresentada uma palavra-chave para cada etapa: movimento, compartilhamento e inteligência.    Aqui observa-se que a semantic web é chamada de web 3.0 e relacionada com a palavra "inteligência". Esta figura destaca ainda que a terceira fase está em seu início e que promete ter desenvolvimento rápido.

Tabela com questões, trechos do vídeo e síntese das respostas

Questões relacionadas com o Vídeo
 Trecho do Vídeo com a resposta para a questão
 Comentário sobre a resposta para a questão
Quando a Internet surgiu no Brasil e quem foram os precursores?

A resposta para esta questão é que em 1989 ocorreu o início da Internet no Brasil, que teve como precursores professores e pesquisadores de universidades.
O que é o IP de um computador?
O IP, ou Internet Protocol, é o nome de cada computador conectado à Internet. Todos IPs são registrados pela FAPESP no nic.br, que é de fato um grande banco de dados que concentra todos os IPs de nosso país.
O que é www?
A www representou de fato a explosão da Internet para toda a sociedade, deixando de ser restrita ao meio acadêmico. Com a www surgiram as páginas na Internet, ou seja, endereço de conteúdos.


Imagens relacionadas com o tema selecionado e com as questões


A seleção das imagens se mostrou difícil por causa da natureza do tema escolhido. Foi difícil encontrar imagens que guardam relação com as questões formuladas. Inicialmente foram selecionadas 14 imagens e depois uma  nova triagem levou à escolha de 6 imagens que foram vinculadas às questões, duas cada uma. 

Logo abaixo são apresentadas duas tabelas com as imagens relacionadas a cada questão.


 Questões   Imagens Relacionadas
Quando a Internet surgiu no Brasil e quem foram os precursores?  
Fonte: http://www.nanquimaoquadrado.com/blog/images/quadrinhos/nanquimaoquadrado019.png
O que é o IP de um computador?  
Fonte: http://www.logixal.co.uk/wp-content/uploads/2011/10/img32_03.jpg
 O que é www?  
Fonte: http://www.hiperbytes.com.br/wp-content/uploads/2011/06/evolucao-da-web.png



Outras imagens relacionadas com o tema escolhido


Outras três imagens foram também incluídas no blog, mas sem vinculação direta às questões. Achei que estas três representam adequadamente o tema como um todo, apesar de não se mostrarem diretamente relacionadas com nenhuma das três questões.


Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxUvwkAjUeCsVSs5T8NkEtENJdYN_Mx0mhLYLlbrQnB99ChNR0BEgvus1Rrm0XjE36qO94CVhpsaPpg3eJWA_ZK2ROYySSSCYHI667R2aS2SKuJlBSMcmXKxJUbhSycF3j2Uc0EIk0mmg/s400/info1.png


Fonte: http://gerenciamentodeti.com.br/wp-content/uploads/2011/06/TabMeister.jpg






RECURSO B - Apresentação e Vídeo


Apresentação Eletrônica


A criação da apresentação foi feita simultaneamente em duas ferramentas, o MS PowerPoint e o Simplebooklets, sendo que eu já conhecia a primeira e com a segunda foi meu primeiro contato. Decidi trabalhar com as duas ao mesmo tempo por segurança, pois assim tinha certeza que pelo menos no PowerPoint teria como concluir a tarefa. Acabei conseguindo criar a apresentação nas duas ferramentas e então resolvi disponibilizar ambas aqui nesta postagem no Blog. O meu maior desafio era inserir os trechos do vídeo na apresentação, pois nunca tinha feito isto.
Para ambas apresentações foi possível incluir o “embed code”, de forma que ambas já aparecem visíveis para o leitor, bastando clicar em iniciar. No caso da apresentação em PowerPoint, precisei usar um site público de hospedagem, o Slideshare. Uma vez concluído o trabalho no PowerPoint, então fiz o upload do arquivo para o Slideshare. Eu já uso este site de hospedagem há mais de um ano, mas até aqui apenas para hospedar artigos e dissertações. Hospedar uma apresentação foi muito fácil, assim como gerar o embed code.
Achei muito difícil formatar a apresentação no Simplebooklets, pois requereu muito tempo. A formatação do texto se mostrou demorada. Por outro lado, gostei muito desta ferramenta para a inclusão de vídeos. De fato acho que esta foi a melhor característica desta ferramenta. 

Apresentação criada com a ferramenta Simplebooklets

Link: http://simplebooklet.com/publish.php?wpKey=q61kGwyae7uzmRMyFn2FDa



Apresentação criada com o MS Powerpoint e disponibilizada no Slideshare:

Link: http://www.slideshare.net/AntnioArturdeSouza/atividade-12-10-012013





Vídeo Digital


A criação do vídeo a partir da apresentação se mostrou uma tarefa difícil, pois nunca tinha feito isto. Eu já tinha visto vídeos de apresentações, mas nunca tinha tentado fazer eu mesmo. Estudei sobre este desafio e resolvi realizar a tarefa de três maneiras. Inicialmente tentei usar a ferramenta “Live Movie Maker” da Microsoft, mas não tive sucesso. A ferramenta travou no momento de salvar o vídeo em três tentativas, por isso desisti. Creio que o software não estava instalado adequadamente no computador que eu estava usando.
Tentei então gerar o vídeo com o Picasa e consegui. No PowerPoint eu salvei a apresentação em formato jpeg e então foram gerados diversos arquivos separados, cada um com um slide. No Picasa foi preciso apenas selecionar estes arquivos e gerar o vídeo. Nem foi preciso alterar a seqüência dos arquivos, pois já foram incorporados pelo Picasa na seqüência correta em função de os nomes dos arquivos terem numeração seqüencial de acordo com o arquivo da apresentação de origem. A limitação que encontrei no Picasa foi em relação a incluir os trechos do vídeo usados nas respostas das questões. Assim, o vídeo gerado pelo Picasa contém apenas os slides com textos e com as imagens. O upload do vídeo para o Youtube é muito fácil com o Picasa.
A terceira maneira para criar o vídeo foi com o próprio PowerPoint, mas na sua versão 2010. O resultado foi muito bom, pois o vídeo gerado contém os trechos do vídeo recortados como resposta para as questões. Este vídeo também está disponível aqui nesta postagem.

Logo abaixo são apresentados os dois vídeos, com indicação dos links.

Vídeo criado a partir da apresentação, usando a Ferramenta Picasa

Link: http://youtu.be/jawv4zWAmdA




Vídeo criado a partir da apresentação, usando o Microsoft PowerPoint versão 2010

Link: http://youtu.be/NdvZ7Whhc80




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário